quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A viúva com duas moedas

Essa é uma história linda , cheia de obstáculos vencidos , digo eu .
 

                 JESUS estava ensinando a respeito da hipocrisia dos escribas . Ele os descreveu  como sedentos por reconhecimento, que procuravam as melhores posições e roubavam dos menos favorecidos enquanto fingiam ser religiosos . Sentado no pátio das mulheres onde o gazofilácio estava localizado , Jesus usou uma viúva como exemplo . A comparação é espetacular .
               A condição de viúva era a mais vulnerável daquela época . Uma viúva tinha menos condições de conseguir dinheiro do que os escravos ; e e a não ser que ela tivesse família ou amigos para protegê-la e ajudá-la , provavelmente teria de viver como indigente e talvez até mesmo sem um teto sobre a sua cabeça .
               A essa viúva restavam apenas duas moedas de meio quadrante ( valor equivalente a pouco mais de 15 centavos de dólar ) diz aonde eu pesquisei . Jesus atraiu a atenção dos díscipulos para essa mulher , que trouxe alegria a seu coração . O som da minúscula oferta ao cair dentro do gazofilácio de metal deve ter sido ridículo em comparação com a oferta dos ricos . No entanto , eles haviam separado uma pequena porcentagem de suas riquezas, enquanto ela tinha dado tudo o que possuía a Deus .
              Essa foi a última vez que Jesus ensinou publicamente . O ato dessa viúva humilde e necessitada parece resumir todos os seus ensinamentos . Ela não estava atendendo a uma grande necessidade ( no final das contas , os recursos de Deus são ilimitados ), mas estava reconhecendo que tudo pertence a Deus . pelo fato de estar em suas mãos , ela podia , espontâneamente e com alegria , ofertar tudo o que tinha . Atitude tremenda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário